O que é e como usar o Cargo no Uber [passageiro e motorista]

Saiba o que é e como usar o Cargo no Uber, modelo de negócio que vende itens aos passageiros e incrementa ganho do motorista

Cargo é um serviço parceiro do Uber, uma lojinha de itens que vão de doces e salgados a acessórios de celular, criado para incrementar a renda de motoristas e oferecer itens úteis aos passageiros. Veja a seguir como o Cargo no Uber funciona.

O que é Cargo?

Fundada em 2017, a Cargo é uma startup cujo objetivo é incrementar os ganhos de taxistas e motoristas de aplicativos, transformando os veículos em lojas. O serviço entrou em operação em julho de 2018 nas cidades americanas de São Francisco e Los Angeles, depois sendo expandido para Boston, Miami, Nova York e Washington, D.C.

Em maio de 2019, a Cargo chegou ao Brasil (sua primeira experiência internacional) através de uma parceria com a Uber e a rede de postos Ipiranga, nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. O motorista participante recebe uma caixa com itens diversos, que vão desde doces, salgados, água e temperos a escovas de dentes, cremes dentais e até carregadores de celular.

Cada venda de produtos do Cargo reverte 25% dos ganhos para o motorista, que não paga nada para retirar a caixa de itens; a reposição do estoque é automática (o motorista não escolhe os itens) e também sem custos. O controle da venda é por app.

Como usar o Cargo

Cargo no Uber

1. Motorista

O motorista interessado em trabalhar com a Cargo deve primeiro fazer o cadastro no site drivecargo.com/pt-br/motoristas, onde ele receberá uma ID única. Esse código é o que será usado pelo passageiro para fazer as compras no site de sua loja pessoal.

Feito o cadastro, o motorista deverá se dirigir a uma das lojas am/pm da rede Ipiranga para retirar a caixa de itens, que deverá ser acomodada no veículo, junto com outros materiais de divulgação; a partir daí é só continuar com seu itinerário.

Quando um passageiro fizer uma compra, ele receberá uma mensagem SMS em seu celular cadastrado por onde deverá concluir a operação; só então ele entregará o item comprado ao cliente. 25% do valor fica com o motorista, sem nenhum outro encargo. A reposição de itens é feita automaticamente pela Cargo, que monitora as vendas.

Cargo_BR

2. Passageiro

O passageiro deve acessar o site lojacargo.com e digitar o ID do motorista para acessar sua loja. Lá, ele escolhe os itens que deseja comprar e efetua o pagamento com dinheiro ou cartão. O cliente pode também adicionar uma gorjeta, se quiser.

Uma vez feita a operação, ele receberá os itens adquiridos com o motorista no carro.

comentário

Seu comentário será avaliado antes de ser publicado. Obrigado por interagir com nosso blog*.