Uber reforça compromisso com a segurança em nova campanha

Conteúdo vai mostrar os recursos de segurança da plataforma disponíveis para usuários e motoristas parceiros em todos os momentos de uma viagem.

A partir desta semana passa a circular nas redes sociais brasileiras a nova campanha da Uber, que retoma o mote de “Segurança 5 Estrelas”, lançado no ano passado. São vídeos que mostram na prática como funcionam algumas das principais ferramentas de segurança do aplicativo para usuários e motoristas parceiros, que atuam antes, durante e depois das viagens. A campanha também ganhou versões para os demais países da América Latina.

Entre os destaques da campanha está o pacote de recursos U-Check, responsável pela validação das informações de usuários, por meio de parceria com a Serasa Experian, e que agora também passa a designar todo o processo de verificação da identidade de motoristas parceiros. Isso inclui a validação do cadastro, realizado em parceria com o Serpro, que fornece as informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), com a autorização do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, e também inclui a checagem de antecedentes criminais dos motoristas parceiros – realizada por uma empresa especializada em bancos de dados de todo o país e atualizada a cada 12 meses.

Os conteúdos também abordam algumas das medidas de segurança que atuam em todas as fases de uma viagem:

Verificação de identidade em tempo real: De tempos em tempos, o aplicativo pede, aleatoriamente, que os motoristas parceiros tirem uma selfie para verificar se a pessoa que vai aceitar uma viagem ou ficar online é a mesma da conta.

Verificação de dados da viagem antes do embarque: Antes de embarcar os usuários recebem notificações para conferir se o carro e o motorista que chegaram são os mesmos que estão no app.

Tecnologia de prevenção de incidentes: Adotamos uma tecnologia para identificar riscos com base na análise, em tempo real, dos dados das milhões de viagens realizadas diariamente pelo aplicativo. A ferramenta pode bloquear as viagens consideradas potencialmente mais arriscadas, a menos que o usuário forneça detalhes adicionais de identificação.

Suporte em todo o percurso: Todas as viagens são registradas por GPS e cobertas por um seguro para acidentes pessoais. Usuários e motoristas parceiros podem ligar diretamente do app para autoridades que operam pelo número 190 em caso de emergência ou situação de risco.

Compartilhamento de viagens: Tanto motoristas parceiros quanto usuários podem compartilhar a viagem com quem desejarem – com esta funcionalidade, qualquer pessoa pode acompanhar o trajeto em tempo real. Usuários também podem cadastrar contatos de confiança para compartilhamento automático.

rivacidade; Se o usuário precisa contatar o motorista ou vice-versa, o número de telefone de ambos é mantido em sigilo. Da mesma forma, os pontos exatos de embarque e desembarque dos usuários não ficam visíveis no histórico de viagens dos motoristas e entregadores parceiros.

Avaliação mútua; Ao final das viagens motoristas e usuários são convidados a se avaliarem. É importante que as duas partes sigam o código de conduta e reportem qualquer incidente. A Uber conta com uma equipe de suporte disponível 24/7, que analisa individualmente caso a caso.

“Segurança é a prioridade de nossos investimentos – e sabemos que esse é um trabalho que demanda uma evolução contínua. Hoje, temos um Centro de Desenvolvimento Tecnológico (Tech Center) no Brasil, que é o primeiro na América Latina e vem atuando no desenvolvimento de parte dessas novas soluções. Como resultado, nos últimos meses lançamos uma série de recursos que estão à disposição de parceiros e usuários, reforçando esse pilar. Agora, com a campanha, queremos mostrar esses aprimoramentos para o público”, explica a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods.


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